O jogo que apresentou um crossover entre Shing Megami Tensei e Fire Emblem na Wii U está de volta, na corrente de ports para a Switch… agora sob o nome de Tokyo Mirage Sessions FE Encore!
Subscreve o canal Cinemic, activa as notificações e sabe todas a notícias sobre videojogos e cinema!
Tokyo Mirage Sessions FE Encore gira em torno da cultura pop japonesa, onde a música e os interesses teen são os verdadeiros protagonistas.
As Mirage, estranhas criaturas ao estilo de Shin Megami Tensei, começam a roubar aos humanos aquilo que chamam de performa. Uma forma de talento ou algo que nos torna únicos.
Cabe a Itsuki, Tsubasa e muitas outras personagens coloridas, impedir que as Mirage tomem conta do mundo.
É possível avançar a história de cada uma das personagens nas ruas de Tokyo e saltar para as “Idolspheres”, dungeons onde utilizamos as nossas Mirages para combater inimigos.
Nas “Idolshperes” passamos o tempo a resolver puzzles ou pequenas missões. Sendo amante de Jrpg´s e fanático de grinding, perdi-me várias vezes pelas dungeons, apenas a combater, sem prestar grande atenção aos puzzles.
Backtracking é uma forma encontrada para tornar o jogo mais longo, e preferia que tivessem povoado as dungeons com mais npcs e missões. Desilude um pouco ver tanto espaço num rpg deste género tão vazio.
Mas se a riqueza do mundo pode deixar um pouco a desejar, o combate é onde Tokyo Mirage Sessions ♯FE Encore se torna uma pérola para os amantes de turn based rpg´s. Sempre que uma personagem dá dano a um inimigo e atinge um ponto fraco, inicia uma Session.
Sessions são uma catadupa de ataques que saem encadeados. Se o tipo de habilidade associada a um ataque for compatível com a arma de quem deu o primeiro dano, as personagens com atributos similares saltam para criar combos. “
Além das animações cheias de “japonezises” pop, flores, asas, fogo e tudo o que queremos numa anime, o que é extremamente viciante é manter o combo o maior tempo possível.
É possível personalizar as nossas Mirages.
Sempre que atingimos um nível master podemos melhorar as nossas armas, adicionar atributos ou melhorá-los. Além do combate, é possível, tal como na série de jogos Shin Megami Tensei, criar laços com os nossos Mirages.
Além das animações de combate poderem ser aceleradas e a Tsubasa usar óculos, não me recordo de muitas diferenças da versão original para a Encore. É possível que para os mais atentos existam, mas passaram alguns anos e não encontrei mais.
Apesar de não ser veterano das séries Fire Emblem, ou de Persona, é possível encontrar neste ambicioso rpg, o pedigree de ambos os franchises.
Para mim, Tokyo Mirage Sessions ♯FE Encore vence em cada um dos espetaculares combates e perde para o tédio de algumas dungeons e infinita conversa.
Mas uma coisa é certa, a Switch volta a receber um dos títulos, mais originais da Wii U e Tokyo Mirage Sessions ♯FE Encore e sem dúvida que vai fazer as delícias de quem gosta do universo Persona e Fire Emblem.
Sempre cheio de ritmo, combos e de muita, mas mesmo muita cor.