Miss Violence
Sórdido e trágico, Miss Violence é um filme de horror doméstico, onde a subjugação moral e algo muito mais horrendo que isso…se esconde por detrás de uma porta banal como tantas outras… É num claustrofóbico apartamento, onde os gritos de uma família disfuncional são abafados com crueldade e controlo maníaco, que o filme começa: com a leveza de um aniversário, uma família dança ao som de Dance Me To The End Of Love…à excepção da inocente Angeliki, que se ergue na varanda, sorri e pesa todo o seu corpo no chão.
Logo nos assaltam questões sobre o mistério negro que paira neste grupo de pessoas regidos por mão de ferro patriarcal, obrigados à letargia do dia a dia, com rituais severos, por vezes perversos, enclausurados no silêncio para ignorarem o suicídio. Mas já depois de a própria segurança social confirmar a normalidade e bem-estar desta família… o realizador Alexandros Avranas não nos deixa sem resposta, desenrolando uma violenta asfixia feminina.
De olhar voyeurista, Miss Violence intriga-nos e faz-nos ansiar pela resposta que não queremos, pelo entendimento que nos repulsa e perturba, que nos faz questionar o que estará por detrás de uma banal porta fechada.
Estreia: 24 Novembro