A grande abertura do Festival decorreu no Mosteiro de Tibães na terça-feira, 20 de setembro, com a abertura do Memory Lab of Happiness, uma das principais exposições do Festival este ano, e marcou o início da Opening Solar Week. Durante cinco dias inauguram exposições em 14 locais diferentes, organizam um PhotoBook Market, vários lançamentos de livros, workshops e um Simpósio.
Durante a Opening Solar Week recebemos mais de 200 artistas, críticos, editores e fotógrafos diretamente envolvidos no festival, e fomos visitados por centenas de pessoas de não só de Braga e cidades vizinhas, mas também por vários visitantes internacionais. Fomos capazes de proporcionar uma oportunidade única para pessoas de diferentes origens que se sentiram interessados e envolvidos no nosso festival, voltando semore para mais, e tornando-se uma das edições de maior sucesso até agora. Um dos momentos mais brilhantes do Festival vai para a entrega do Grande Prémio de Fotografia Emergentes dst à artista Sonja Hamad, com o seu trabalho revolucionário Women, Life, Freedom The Kurdish Female Freedom Fighters.
Lembramos a todos que o festival vai até 05 de novembro, e ainda podem visitar todas as exposições:
1. Museu da Imagem – Exposição de Malick Sidibé, “La Vie en Rose”
2. Conselho Cultural da Universidade do Minho / Largo do Paço – Exposição de Sam Harris, “The Middle of Somewhere”
3. Avenida Central – Exposição do “Território Expandido”
4. Casa Rolão + 100ª Página – Exposição de Renée Chabot “Multiverse” e Exposiçã
5. Museu Nogueira da Silva – Exposição “Songs from the Heart”
6. Casa dos Crivos – Exposição de Vivane Sassen, “Lexicon”
7. Casa Esperança – Exposição coletiva “Sentimental Ballads” + Feira de Livros
8. B Concept Store – Exposições de Victor Enrich e Julio Galeote
9. gnration – Exposição Romy Pocztaruk, “Feira de Ciências & Carnaval dos Animais” (esta exposição fica patente até 22 de Outubro)
10. Mosteiro de Tibães – Exposição Memory Lab of Happiness
11. Convento de S. Francisco – Exposições de Georges Pacheco, Klaus Pichler, Roger Guaus e Susan Barnett.
12. Juno Café – Exposição de Jordi Burch “Havia Sol e Eramos Felizes”
Por fim, gostaríamos de agradecer a todos os artistas, críticos, editores e público no geral que participaram na Edição deste ano do Festival Encontros da Imagem e que fizeram desta uma edição inesquecível.