BlackSad – Amarillo
Finalmente, após mais de um ano de espera, chegou agora às livrarias nacionais Amarillo, a mais recente aventura do detective privado John Blacksad, editada pela Arcadia.
Desta vez, acompanhamos John ao sul dos Estados Unidos, mais precisamente a New Orleans, onde este, sem um tostão e “farto de ver pessoas a morrer à sua volta”, se deixa contratar por um empresário para levar um descapotável para Tulsa.
Mas o que ao início prometia não ser mais que umas férias pagas, depressa descamba e volta a catapultar o nosso herói felino para mais uma história cheia de ação e aventura.
Série iniciada em 2000 com Algures entre as sombras pela caneta de Diaz Canales e os pincéis de Juanjo Guarnido, este 5º volume volta a surpreender com desenhos magistrais, onde Guarnido exibe um traço cada vez mais firme e exuberante, enchendo de vida e caráter a história e os locais por onde John passa.
Ao longo de 48 páginas, a dupla maravilha volta a imergir o leitor em plena América dos anos 50, em especial no imaginário Noir de Philip Marlowe e Sam Spade, no submundo dos bares “seedy”, suas “femmes fatales” e os obrigatórios gangsters, sem esquecer os problemas da sociedade “yankee” da época.
Toda essa influência de Hollywood acaba por transbordar para o grafismo, onde cada desenho parece saído de um qualquer storyboard de filme, com enquadramentos dramáticos e composições de planos cuidadas, tendo sido dada particular atenção à iluminação, em especial na forma como a luz afeta emotivamente o plano.
Por isto tudo achamos que Blacksad pede uma adaptação cinematográfica, pois no mundo da BD não há igual cocktail de ação, aventura, humor e carisma.
Metam um vinil de Jazz a tocar, deitem um shot de whiskey e sentem-se confortavelmente, que está na hora de novamente seguir John, em mais um título de culto saído do portfolio da Arcadia.
Texto:Paulo Mateus Locução:Ágata Serralva